sexta-feira, 19 de junho de 2009

ALEMANHA - Cresce solidariedade com os CINCO

Concerto de solidariedade pelos Cinco na Alemanha.

Berlim, 16 jun (Prensa Latina) Um concerto de solidariedade aos cinco antiterroristas cubanos foi realizado pelo Dúo Ad Líbitum nesta capital, informaram hoje fontes diplomáticas.

Os dois artistas cubanos, María das Neves e Leonel Pérez Pérez, realizam uma viagem pela Alemanha.

O concerto de solidariedade com os cinco antiterroristas cubanos, presos nos Estados Unidos desde 1998, foi realizado sob o lema "Se não acreditasse na esperança".

A atividade, planejada há várias semanas, coincidiu com a decisão da Corte Suprema norte-americana de recusar a revisão do caso de Ramón Labañino, Gerardo Hernández, Fernando González, Antonio Guerrero e René González, conhecidos como os Cinco.

"É uma decisão arbitrária", disse o embaixador de Cuba em Berlim, Gerardo Peñalver Portal, que estava presente ao concerto.

A Corte Suprema desconheceu tanto o reclamo da comunidade internacional como as dez petições Amicus Curae, apresentadas por deputados, prêmios Nobel e intelectuais, acrescentou em uma entrevista com a Prensa Latina.

"Fica claro que a Corte Suprema tomou uma decisão política", opinou Peñalver Portal, que criticou "o caráter corrupto, arbitrário e a hipocrisia do sistema estadunidense".

Também constatou a crescente solidariedade com os Cinco na Alemanha.

Um exemplo disso foi uma carta de vários deputados alemães e do prêmio Nobel Guenter Grass ao Congresso norte-americano, na qual reclamaram em maio passado a revisão do caso dos Cinco.

(http://www.prensa-latina.cu/index.php?option=com_content&task=view&id=92342&Itemid=23)

Nenhum comentário:

Postar um comentário