sábado, 17 de abril de 2010

CUBA - 49 ANOS DE SOCIALISMO

Cubanos comemoram proclamação do socialismo.



Havana, 17 de abril (RHC).- Milhares de cubanos se concentraram ontem em Havana para comemorar a proclamação do caráter socialista da Revolução. O comício decorreu na esquina das ruas 23 e 12, no mesmo lugar onde em 1961 o líder Fidel Castro denunciou os planos de invasão militar do país, que se tornaram realidade no dia seguinte com o ataque pela Baia dos Porcos.

No ato, Ana Judith Área, primeira-secretária da União de Jovens Comunistas em Havana, denunciou as manobras do imperialismo para destruir a Revolução cubana. “Em 16 de abril de 1961 o povo cubano estava preparado para a luta”, disse a dirigente juvenil, e recordou que na véspera aviões fornecidos pelo governo dos EUA tinham bombardeado vários aeroportos desta Ilha com o objetivo de facilitar a invasão militar mercenária.

No comício falou também Lazara Mercedes López Acea, primeira-secretária do Partido Comunista nesta capital, que se referiu ás campanhas atuais contra Cuba nos grandes meios de imprensa internacionais. “Hoje, com muito mais poder, o imperialismo ianque fabrica novos mercenários que se prestam a seus desígnios macabros, e desencadeia outra campanha de difamação”, indicou a dirigente política.

Fontes: RHC, AIN, GRANMA, TRABAJADORES, JUVENTUD REBELDE, PL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário