quinta-feira, 6 de junho de 2013

Reestruturam mercado atacadista cubano

Imagen activa
O governo cubano anunciou hoje (5/6) medidas para reestruturar o comércio atacadista com o objetivo de garantir a participação dos produtores e um eficiente gerenciamento das exportações.

Segundo resoluções publicadas na Gazeta Oficial, autorizam-se as pessoas jurídicas e as naturais a participarem do comércio atacadista, o qual terá como destino principal as entidades varejistas, o consumo social e os programas priorizados do país.

As formas de gerenciamento não-estatais e as produtivas agropecuárias também poderão ter acesso a este mercado.

Esta reestruturação é parte do processo de atualização socioeconômica que desenvolve Cuba nos últimos anos, com o que busca elevar a eficiência e produtividade da economia.

Entre as ações postas em vigor está reorganizar a circulação de produtos de acordo com as características da cada um deles. Por exemplo, uma empresa do Ministério de Indústrias (Mindus) será a abastecedora dos metais.

O mesmo acontece com a Divisão de Equipamentos e Partes, também do Mindus, que estará encarregada de assegurar os equipamentos, partes e peças do setor automotor, bem como matérias primas para a indústria e ferragens.

Uma empresa do Ministério da Construção surtirá este mercado com os materiais e elementos como ferragens, cerâmica, peças sanitárias, tintas, entre outros.


As normas assinalam que as empresas atacadistas considerarão como primeira opção as produções nacionais, sempre que sejam competitivas em qualidade, preço e oportunidade.

Além disso, dispõem que as comercializadoras possam comprar, a preços de oferta e demanda, aos produtores nacionais após cumprir os compromissos previstos com o Plano da Economia Nacional que aprova o Parlamento no final da cada ano.

A reestruturação inclui também os serviços de garantia e pós-venda para os produtos que o requeiram e para isso as comercializadoras manterão, por ao menos cinco anos, a garantia de partes e peças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário