quinta-feira, 18 de julho de 2013

Capes divulga editais de cooperação internacional com Cuba

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou sexta-feira, 12, os editais dos programas Capes/MES-Cuba-Docentes e Capes/MES-Cuba-Projetos. Ambos os programas são coordenados pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Capes.
Docentes
O edital Capes/MES-Cuba Docentes concederá até 30 bolsas de estudos no Brasil para docentes cubanos, nas modalidades de doutorado-sanduíche e de pós-doutorado em todas as áreas de conhecimento. Poderão ser classificados até cinco suplentes, que serão convocados apenas em caso de desistência de candidato aprovado.
Para se candidatar, é necessário ser cidadão cubano; ser docente em instituição de ensino superior de Cuba; não possuir nacionalidade brasileira; não ser cidadão brasileiro, mesmo os binacionais, e não possuir genitor ou genitora brasileiros; não ter recebido anteriormente bolsa de estudo da Capes ou de outra agência de fomento brasileira na mesma modalidade de estudo pretendida.
As inscrições para a pré-seleção deverão ser feitas diretamente no Ministério de Educação Superior (MES) de Cuba. Somente após a aprovação nessa pré-seleção, os docentes cubanos deverão preencher o formulário de inscrição presente no site da Capes.
As inscrições online pelo site da Capes podem ser feitas até o dia 26 de agosto.
Acesse o edital.
Projetos
Já o edital Capes/MES-Cuba-Projetos promoverá, por meio de projetos conjuntos de pesquisa, o intercâmbio de docentes e pesquisadores brasileiros e cubanos, vinculados a Programas de Pós-Graduação de instituições de ensino superior (IES).
Entre os requisitos que as instituições e cursos participantes deverão atender estão: vínculo a programa de pós-graduação avaliado pela Capes; comprometimento na publicação conjunta de trabalhos técnico-científicos; o coordenador do projeto deverá possuir o título de doutor há pelo menos cinco anos, sendo sua equipe composta por no mínimo dois doutores;
Serão financiadas pela Capes, bolsas de estudos, transporte aéreo, diárias, seguro saúde e auxílio instalação para as missões aprovadas nos projetos, que podem ser do tipo Missão de Trabalho e Missão de Estudo.
No ato da inscrição, o coordenador da equipe brasileira deverá preencher o formulário disponível na página web da Capes e apresentar a documentação a documentação elencada no edital.
As inscrições poderão ser feitas até o dia 26 de agosto.
Mais informações pelos e-mails mescuba@capes.gov.br e amayl@reduniv.edu.cu.
Acesse o edital.

Retirado de CAPES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário