terça-feira, 13 de agosto de 2013

Curiosidades sobre Fidel Castro

O líder cubano Fidel Castro, que na quinta-feira, dia 13, completa 87 anos, teve alguns fatos curiosos em sua vida. Leia a seguir.
 
Discurso mais longo
Fidel entrou para o livro dos recordes Guiness por proferir o discurso mais longo da história da ONU: 4 horas e 29 minutos, em 29 de setembro de 1960. Em Cuba, seu recorde foi de 7 horas e 10 minutos.
 
Atentados
Fidel sobreviveu a mais de 630 tentativas de assassinato, planejadas principalmente pela CIA dos EUA. Algumas das tentativas envolveram pílulas envenenadas, charutos tóxicos, moluscos explosivos e um pó nas botas para fazê-lo perder a barba e ridicularizá-lo.
 
Barbudos
“A barba surgiu devido às difíceis condições que enfrentávamos na guerrilha. Não tínhamos lâmina de barbear nem navalhas. No final isso se transformou em uma espécie de identificação. Tinha seu lado positivo: para que infiltrassem um espião na guerrilha, era preciso prepará-lo com muita antecedência. Além disso, a barba tem uma vantagem prática. Se você multiplicar pelos dias do ano os 15 minutos diários que leva para fazer a barba, vai verificar que dedica quase 5.500 minutos a essa tarefa. Isso significa que, ao deixar de fazer a barba, você ganha em um ano uns dez dias”, diz Fidel.
 
Uniforme
“É, antes de tudo, uma questão prática, porque com o uniforme não preciso colocar gravata todos os dias. E evita o problema de ficar escolhendo o que vestir, que camisa, que meias, para deixar tudo combinando”, avalia Fidel.
 
Última baforada
Fidel, que no passado sempre aparecia com um charuto entre os lábios, deixou de fumar em 1985. Anos depois disse: “Quando damos de presente uma caixa de ‘puros’ a um amigo dizemos: ... o melhor que pode fazer é dá-la a seu inimigo.”

Retirado de SÍNTESE CUBANA

Nenhum comentário:

Postar um comentário