sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Seminários no RS, SP e RJ: Oportunidades de Investimentos em Cuba

Zona Especial de Desenvolvimento do Porto de Mariel

O Porto de Mariel está localizado a 45km a oeste de Havana, capital de Cuba, ocupando uma área de cerca de 465km². As obras para ampliação e modernização do Porto foram iniciadas em 2011 e deverão ser concluídas em  2014. Com apoio de financiamentos do Brasil, o total de investimentos atinge a marca de 900 milhões de dólares.
Zona Especial de Desarrollo Mariel (ZEDM) é fundamentada pelo Decreto-Lei 313, aprovado em 19 de setembro de 2013 e que vigora desde o último dia 1º de novembro. Suas primeiras instalações devem ser inauguradas no início de 2014.
A ZEDM será um grande pólo para a atração de investimentos estrangeiros, no âmbito do objetivo do governo cubano de posicionar o país como localidade estratégica para o comércio internacional e o transporte marítimo, tendo em vista igualmente a conclusão da ampliação do Canal do Panamá, em 2015.
Objetivos: aumentar as exportações e promover a substituição de importações; facilitar a transferência de tecnologia e de know-how para o território cubano; e gerar novos empregos e desenvolver a infraestrutura do país.
Na Zona Especial, será permitida a instalação de concessionários e usuários. Os concessionários poderão ser pessoas jurídicas cubanas ou pessoas físicas e jurídicas estrangeiras, não-residentes em Cuba. O governo cubano poderá lhes oferecer concessões, temporariamente, para a gestão de serviços públicos, realização de obra pública, ou exploração de um bem de domínio público. Os usuários, por sua vez, poderão ser pessoas físicas e jurídicas cubanas, residentes em Cuba, ou pessoas físicas e jurídicas estrangeiras, não-residentes. Aos usuários será possibilitada a execução de atividades produtivas, comerciais, ou de serviços.
Para estímulo à atração de investimentos ao Porto de Mariel, a ZEDM oferecerá incentivos e regimes de tratamento especial aos concessionários e usuários. Estes incentivos abrangerão questões aduaneiras, tributárias, monetárias, bancárias e trabalhistas.

Local: FIESP

DATA: 21/11

Av. Paulista, 1313 - São Paulo, SP

Programação
09h30 – Credenciamento
10h – Abertura
10h15 - A Zona de Desenvolvimento Especial de Mariel:
Rodrigo Malmierca Díaz, Ministro de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro da República de Cuba.
Ana Teresa Igarza, Diretora do Escritório Regulador da ZEDM – Zona Especial de Desenvolvimento do Mariel;
11h10 –   Perguntas e Respostas
11h40 – Encerramento     

Programação sujeita a alterações
   
Retirado de FIESP

Nota do CUBAVIVA: outros 2 seminários serão realizados com o mesmo tema:

Um no Rio Grande do Sul em Porto Alegre:


Data: 20 de novembro de 2013
Horário: 14h30min
Local: Centro de Eventos FIERGS - Sala D1-100 
Av. Assis Brasil, 8787 - Porto Alegre/RS

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul através da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI) e da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) em parceria com a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) através do Conselho de Comércio Exterior (CONCEX) e do Centro Internacional de Negócios (CIN-RS) convida para Seminário sobre "Oportunidades de Negócios em Cuba".

EVENTO
O evento contará com a participação do Ministro de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro da República de Cuba, Sr. Rodrigo Malmierca Díaz e terá como objetivo a apresentação de oportunidades na "Zona de Desenvolvimento Especial de Mariel". Trata-se do maior espaço de oportunidades para investimento em Cuba.
A Zona Especial de Desenvolvimento de Mariel (ZEDM) é fundamentada pelo Decreto-Lei 313, aprovado em 19 de setembro de 2013, cujas primeiras instalações deverão ser inauguradas em 2014. O Governo Cubano oferecerá incentivo e regimes de tratamento especial, possibilitando facilidades aos usuários de atividades produtivas, comerciais ou de serviços.

PRINCIPAIS SETORES POTENCIAIS:
Biotecnologia e farmácia
Energias renováveis
Agropecuaria Alimentaria
Turismo
Imobiliário
Embalagens 
Agricultura
Indústria em geral
Telecomunicações e Informática
Infraestrutura

PROGRAMAÇÃO
-Abertura
-Apresentação sobre a ZEDM (Zona de Desenvolvimento Especial do Porto de Mariel):
Rodrigo Malmierca Díaz, Ministro de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro da República de Cuba
Ana Teresa Igarza, Diretora do Escritorio Regulador da ZEDM - Zona Especial de Desenvolvimento de Mariel
-Apresentação das oportunidades de negócios no setor de Biotecnologia em Cuba
Norkis Arteaga Morales, Chefe do Departamento de Negócios do Grupo Empresarial Biocubafarma 
-Encerramento 

INSCRIÇÕES* E INFORMAÇÕES
Centro Internacional de Negócios − CIN-RS
Fone: 51 3347 8675
E-mail: cin@fiergs.org.br
*Prazo para inscrições: 19/11/13.

Retirado de FIERGS

E outro no Rio de Janeiro:


Palestra: Oportunidades de Investimentos em Cuba

Data: 22 de novembro de 2013
Horário: 15h30 às 17h30
Local: Auditório Ruy Barreto (12º Andar)
Endereço: Palácio do Comércio – Rua Candelária, 9, Centro – RJ;
Informações: (21) 2514-1275 / (21) 2514-1276

Confirmação de presença: camaras@acrj.org.br 

Os primeiros investimentos para a Zona Especial de Desenvolvimento (ZED) de Cuba, no Porto de Mariel, estão previstos para o início de 2014. As regras de investimento na área propõem vantagens para investidores estrangeiros e cubanos, como isenções fiscais e facilidade para mover dividendos para fora do país, além de licenças de negócios por 50 anos, que podem ser renováveis.

Com olhos voltados para o desenvolvimento da Ilha, a Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) recebe o ministro de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro da República de Cuba, Rodrigo Malmierca Díaz, para falar sobre oportunidades de investimentos em Cuba, dia 22 de novembro de 2013, às 15h30. 

Com 465 km² de área, o Porto de Mariel está localizado a oeste de Havana, capital cubana. O total de investimentos para a ampliação e modernização, com apoio de financiamentos do Brasil, é de US$ 900 milhões.


Retirado de ACRJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário