sábado, 13 de agosto de 2016

No aniversário de 90 anos de Fidel Castro quem ganha presente é a humanidade. Ouçamos com atenção.

'É preciso frisar sobre a necessidade de preservar a paz, e que nenhuma potência tenha o direito de matar milhões de seres humanos', escreveu Fidel


O ex-presidente cubano Fidel Castro, que completa 90 anos neste sábado (13/08), pediu, em artigo publicado pelo site Cubadebate, que a paz do planeta seja preservada e alertou que "a espécie humana enfrenta o maior risco de sua história".
“A espécie humana enfrenta o maior risco de sua história. Os especialistas nestes temas são os que mais podem fazer pelos habitantes deste planeta, cujo número se elevou de um bilhão no final dos anos de 1800 a sete bilhões no princípio de 2016. Quantos terá nosso planeta dentro de mais alguns anos? Os cientistas mais brilhantes, que já são vários, são os que podem responder esta pergunta e outras muitas de grande transcendência”, diz Fidel.
Cubadebate

Líder da Revolução Cubana, Fidel Castro completa 90 anos neste sábado
"É preciso frisar sobre a necessidade de preservar a paz, e que nenhuma potência tenha o direito de matar milhões de seres humanos", escreveu o líder da Revolução Cubana em artigo intitulado "El Cumpleaños" (O aniversário).
Fidel começa o artigo contando um pouco sobre sua infância, sua família e os momentos anteriores à Revolução Cubana. “Poucos anos antes do triunfo da Revolução, meu pai morreu. Antes, sofreu bastante. Dos seus três filhos homens, o segundo e o terceiro estavam ausentes e distantes. Nas atividades revolucionárias, um e outro cumpriam seu dever. Eu havia dito que sabia quem podia me substituir se o adversário tivesse êxito em seus planos de eliminação. Eu quase ria com os planos maquiavélicos dos presidentes dos Estados Unidos”, disse.
“Assim começou minha vida. Escrevo melhor, se tiver tempo, sobre isso. Desculpem-me por não o ter feito até agora, só que tenho ideias do que se pode e se deve ensinar a uma criança. Considero que a falta de educação é o maior dano que se pode fazer.”
Aniversário
Líderes mundiais cumprimentaram Fidel pelos 90 anos. O presidente russo, Vladimir Putin, foi um deles.
"Querido amigo, receba as mais calorosas felicitações por ocasião de seu aniversário. Na Rússia o senhor possui grande respeito como um importante estadista que dedicou toda sua vida a serviço do povo de Cuba", escreveu Putin em mensagem divulgada pela assessoria de imprensa do Kremlin.
Por sua vez, Evo Morales, presidente da Bolívia, afirmou que Fidel é “um herói das lutas dos povos do mundo”. “É quem representa a dignidade, a soberania, a liberdade e, especialmente, os excluídos, humilhados, marginalizados por um sistema capitalista e por essas políticas do império norte-americano”, disse Morales à revista La Garganta Profunda.
Evo também mandou uma mensagem pessoal ao líder da Revolução Cubana. “Peço-lhe que se cuide, que nos acompanhe com suas mensagens tão profundas, porque com sua verdade e sabedoria segue sendo uma grande referência para as futuras gerações. Fidel e seu povo fizeram uma grande batalha e derrotaram o império norte-americano, pese o bloqueio econômico que é o maior crime que os Estados Unidos aplicam contra o povo cubano. Fidel e todos os irmãos de Cuba são um modelo. O patrimônio da Revolução Cubana é a educação, a paz, a igualdade e a dignidade dos povos do mundo. Os legados de Fidel serão para toda a vida.” 
Retirado de Opera Mundi

Nenhum comentário:

Postar um comentário