Cuba: Miguel Díaz-Canel eleito presidente da República e Salvador Valdés vice-presidente

by - 06:01

 Cuba: Miguel Díaz-Canel eleito presidente da República e Salvador Valdés vice-presidente

Miguel Díaz-Canel Bermúdez foi eleito presidente da República de Cuba com 579 votos favoráveis e Salvador Valdés Mesa, vice-presidente, com 569 votos favoráveis

A Assembleia Nacional do Poder Popular (ANPP) elegeu, na quinta-feira, 10 de outubro, como presidente da República de Cuba a Miguel Mario Díaz-Canel Bermúdez, quem assumirá o cargo até 2023.

Reunidos no Palácio das Convenções de Havana, em sessão extraordinária, os legisladores votaram em Díaz-Canel, de 59 anos, como Chefe de Estado, deputado do município de Santa Clara, província Villa Clara.
Até hoje ocupava a presidência dos Conselhos de Estado e de Ministros, nomenclatura que agora desaparece segundo estipula a nova Constituição, aprovada em abril de 2019.
Photo: Twitter
Depois de 43 anos, Cuba retoma a figura do presidente da República como Chefe de Estado, eleito no seio da Assembleia e acompanhado de um vice-presidente, com uma centralidade forte dentro da estrutura do poder estatal.
Os deputados também elegeram Salvador Valdés Mesa como vice-presidente da República, quem igualmente concluirá seu mandato em 2023. Tem 74 anos de idade e é deputado pde Güines, provincia de Mayabeque.
Photo: Twitter
Neste dia histórico para a nação, a ANPP escolheu como presidente desse órgão e do Conselho de Estado de Cuba Esteban Lazo Hernández. Ana María Mari Machado e Homero Acosta Álvarez, assumiram os cargos de vice-presidenta e secretário, respectivamente.

(Reproduzido de Cubadebate)

 http://pt.granma.cu/cuba/2019-10-10/cuba-miguel-diaz-canel-eleito-presidente-da-republica-e-salvador-valdes-vice-presidente

You May Also Like

0 Comments